ENGTECN
PPR - PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
De acordo com a Instrução Normativa nº 1 de 11 de abril de 1994 e o Programa de Proteção Respiratória – FUNDACENTRO, cabe a realização de PPR como programa de prevenção diante de atividades laborais com presença de aerodispersoides.
O Programa de Proteção Respiratória – PPR consiste na elaboração das diretrizes para o trabalho frente à presença de particulados. Caberá o reconhecimento, quantificação dos agentes, definição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) indicados para o trabalho seguro e recomendações de práticas aceitáveis para o uso de respiradores, fornecendo informações e orientações sobre o modo apropriado para a seleção, utilização e conservação dos EPIs.
De acordo com as exigências do PPR, a utilização dos equipamentos de proteção respiratória é adequada para garantir um completo resguardo do colaborador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Além disso, são realizados treinamentos para garantir o uso correto desses aparatos por parte da equipe.
OBJETIVO
O objetivo das diretrizes do PPR é a proteção respiratória do colaborador contra a inalação de contaminantes no ar e a possível deficiência de oxigênio na atmosfera do ambiente de trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Respaldo legal para a implantação de um programa de proteção respiratória, seleção e uso de respiradores;
- Administração do Programa de uso de respiradores para proteção respiratória;
- Procedimentos operacionais para o uso no trabalho e em situações de emergência e de salvamento;
- Seleção, limitações e uso de respiradores;
- Fatores que afetam a seleção de um respirador;
- Ensaio de vedação;
- Manutenção, inspeção e guarda;
- Monitoramento dos riscos respiratórios;
- Sugestões de procedimentos para limpeza e higienização de respiradores;
- Critérios para avaliação médica de colaboradores candidatos à utilização de equipamentos individuais de proteção respiratória;
- Relatório anual: resultado dos indicadores biológicos utilizados para monitorar o risco a cada 12 meses. Análise das espirometrias e das radiografias de tórax – emissão de CAT;
- Recomendações.